11 dicas para fotografar em dias de chuva .

Olá meninas , vim dar mais uma diquinha de fotografia . *-* Quando o tempo fecha e resolve chover é o dia que normalmente não se tem...

Olá meninas , vim dar mais uma diquinha de fotografia . *-*


topo.jpg

Quando o tempo fecha e resolve chover é o dia que normalmente não se tem vontade de sair de casa pra fazer nada. Mas a chuva também pode ser amiga do fotógrafo e render ótimasfotografias, é só preciso saber aproveitar bem esse momento. Em dias chuvosos você pode conseguir captar a luz difusa das nuvens que nublam o céu e registrar o efeito maravilhoso que a água dá na paisagem, mas lembre-se: tome cuidado com o seu equipamento. 

Sombrinhas, sacolas ou bolsas impermeáveis podem ser ótimas companheiras em dias de chuva para não acabar com toda a magia da fotografia. Como já dizia o fotógrafo e professor Enio Leite, “Tempo ruim não significa fotografias ruins.” E aí vão algumas dicas pra fugir um pouco da rotina de ficar em casa em dias chuvosos e fotografar estes momentos únicos que irão lhe render oportunidades únicas de fotos. 

Fotografando em condições climáticas ruins


fotografeumaideia_5.jpg

• Não é porque lá fora não tem aquele solzão bonito e o céu não está azul que é preciso desistir do passeio. É em dias nublados ou chuvosos que você consegue um ambiente “dramático” devido às tonalidades de cinza predominante. 

• É com esse tipo de sensação que se pode abusar do contraste do preto&branco e brincar com um ISO mais elevado para aumentar a granulação da imagem.

fotografeumaideia.jpg

• Porém o contra em dias chuvas é que o ambiente cinzento pode-se tornar monótono. E para fugir dessa situação, é legal encaixar na composição elementos que ganham destaque por seu colorido como o guarda-chuva, colorido e muito fotogênico. 

fotografeumaideia_11.jpg

• Se sua câmera possuiu o modo manual, é interessante tentar “congelar” a chuva. Para conseguir que os pingos da chuva fiquem estáticos no ar, utilize uma velocidade de 1/125 ou maior. 

• Já se você quer um efeito de chuva mais suave, como se a chuva fosse pequenos riscos na foto é só abaixar a velocidade para 1/60 ou menos.

fotografeumaideia_9.jpg

• Agora se você quer fazer um macro das gotas escolha um fundo escuro para a foto. O grande truque é utilizar janelas e nada flash, assim evita que a foto “estoure”. 

fotografeumaideia_7.jpg

• É interessante quando ainda não anoiteceu e quando a chuva já passou. Essa hora, a luz do sol produz cores saturadas que acentuam o contraste e permitem realizar excelentes fotos. 

• E ainda aproveitando o sol depois da chuva, clique os raios solares entre as nuvens. O interessante é incluir nessa composição algum elemento que ganhe destaque e contribua para uma composição que vá além de somente o céu. 

fotografeumaideia_8.jpg
fotografeumaideia_4.jpg

• Aproveite o reflexo das ruas molhadas e suas poças de água.

• Ligue o macro da sua câmera e fotografe também as gotas em flores e folhas. Explore por ângulos diferentes. Brinque com a profundidade de campo para conseguir que a gota ganhe ainda mais destaque. 

• Pra quem mora em centros urbanos, aproveite e abuse das luzes da cidade e dos faróis dos carros. 

fotografeumaideia_12.jpg
fotografeumaideia_2.jpg



You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images