4 exercícios para treinar a observação .
17:23
A maior qualidade de um talentoso fotógrafo não é o tanto de conhecimento que possui, ou o valioso equipamento que tem. O talentoso fotógrafo possui uma qualidade que vem com o tempo e com muita prática, é a observação. É essa qualidade que difernecia o bom fotógrafo do péssimo fotógrafo.
É a observação que irá definir o trabalho do fotógrafo. Claro, que junto disso vem a carga de conhecimento e a qualidade do equipamento. A vontade de contar histórias em suas fotografias e compor belas cenas depende da observação e ação criativa do fotógrafo.
Mas como desenvolver essa qualidade? Como trabalhar o poder de observação na fotografia? É preciso muito tempo prático e esforços da parte do fotógrafo. Além disso, é preciso dedicação, foco e para ajudar os iniciantes, 4 exercícios básicos para trabalhar a observação.
1 - Analisar
Tudo começa com uma boa análise do que irá ser fotografado. A análise de um objeto começa com a observação da textura, das cores, do relevo, das curvas e outros detalhes que compõem o objeto. É nesta observação que fotógrafo pode já ir pensando nas futuras composições.
2 – Novas perspectivas
Depois de analisar o que vai ser fotografado, o próximo passo é escolher a melhor perspectiva. É na perspectiva que o fotógrafo consegue transmitir e fazer o laço de comunicação com o espectador.
Fotografe em diferentes ângulos e distâncias focais. Esse simples exercício vai desafiar sua capacidade de olhar além da câmera e observar o que nunca viu antes.
3 – Avaliar os locais
Antes de uma sessão fotográfica tire um tempo para avaliar uma paisagem, além de observar as condições climáticas. Uma avaliação rápida dos elementos que formam a cena irão te ajudar na hora de compor uma fotografia. Já com as paisagens urbanas você terá que se preocupar também com o excesso de elementos, cuidando assim para que não haja poluição visual na sua foto.
4 – Fotografar sem ter câmera
“Quando você cresce dentro de um carro, é fácil você se tornar um artista, pois você vê o mundo através de uma moldura, que é a janela do carro. Era assim que eu via o mundo.” Annie Leibovitz já fotografava antes mesmo de ter câmera.
É mesmo sem ter uma câmera que um futuro fotógrafo já começa a dar seus primeiros passos na fotografia. Nesses fotografar sem câmera que a admiração pela fotografia cresce e junto com ele a observação. Essas habilidades de observações irão lhe permitir combinar elementos que estão a sua disposição, organiza-los de uma forma que se construia uma narrativa na imagem e assim evoluir seu trabalho.
0 comentários