10 dicas para melhorar como fotógrafo

Quando planejamos uma fotografia, pensamos em detalhes como a locação, o melhor horário para fotografar e outros detalhes técnicos. Poré...

topo_fotografo.jpg


Quando planejamos uma fotografia, pensamos em detalhes como a locação, o melhor horário para fotografar e outros detalhes técnicos. Porém, é muito bom treinar o olhar para fotografar a qualquer momento, em qualquer situação. Foi pensando nessa ideia de treinar o olhar que esse artigo foi escrito.

Aqui estão algumas dicas essenciais a qualquer fotógrafo ou aspirante a essa linda profissão, que é também um hobbie para muitos. Quando for fotografar, faça um clique consciente! Pense sobre seu amor pela fotografia, sobre composição, equipamento e sobre qualquer outro aspecto que possa interferir na imagem que será criada. Vamos às dicas?

1. Amor: A fotografia (enquanto hobbie ou profissão) é, sobretudo, uma prática de amor. Portanto, quem não ama fotografar apenas usa a fotografia para seus benefícios, sem experimentar o prazer de criar.

2. Equipamento: Leve sua câmera para qualquer lugar, seja uma compacta, uma DSLR ou uma analógica. As oportunidades são únicas e você não precisará dizer "Ah, como eu gostaria de estar com minha câmera aqui, agora.".

3. Prática: Não fique desanimado quando uma imagem não sair como você planejou. Respire fundo e tente uma nova configuração. A prática é tudo!

4. Lembretes: Faça lembretes escritos de suas fotometrias e configurações. Por exemplo: “No dia tal, numa época de verão em algum lugar, eu fotografei a f/8 com velocidade de 1/125s às 16 horas”. Se algum dia você precisar fazer fotos em condições parecidas, já terá uma "colinha" a recorrer, somente um parâmetro.

suedy_piesanti.jpg

5. Pergunte “por que”: Por que eu quero fotografar isso? A pergunta é simples, mas você deve pensar consciente sobre o que te interessa. Sem isso, você terá seu cartão de memória cheio de nada.

6. Aproxime-se: Nem sempre use o zoom. Se você puder caminhar até o objeto a ser fotografado e preencher o quadro de sua câmera, isso fará com eu suas imagens ganhem vida. Retratistas são especialistas nesse assunto.

7. Iluminação: Controlar a iluminação é essencial! Uma boa fotografia é aquela bem iluminada, com os ajustes e exposição ideais. Mude as fontes de luz de local (ou mexa no assunto, em casos de luz natural), teste diferentes modificadores e veja se um resultado te agrada mais que outro.

8. Compartilhe: Aprenda a compartilhar! Envie suas fotos para o FlickrFacebook ou Tumblr. Peça opiniões a pessoas quem entendem do assunto e que podem dar críticas construtivas a seu trabalho.

milena_rodrigues.jpg

9. Composição: Siga algumas regras de composição como a regra dos terços, procure a simetria, sentido de leitura de imagem, entenda sobre planos fechados e planos abertos. Depois de compreender e dominar essas regras, quebre-as de maneira consciente.

10. Aprender: Nem todos os fotógrafos mais experientes sabem tudo sobre fotografia. Há sempre uma necessidade constante de reciclagem, de um novo aprendizado diário, novos olhares, novas perspectivas. Leia o manual de sua câmera antes de usá-la e estude muito. Reserve, no mínimo, 1 hora diária para estudo da fotografia. Leia revistas, sites, livros sobre arte; assista a filmes e documentários; e fotografe!

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images