Dicas para fotografar com luz natural .

Olá meninas , vim dar mais uma diquinha de fotografia . *-* Sem luz não existe fotografia. Afinal,  fotografia  nada mais é que escre...

Olá meninas , vim dar mais uma diquinha de fotografia . *-*

topo.jpg

Sem luz não existe fotografia. Afinal, fotografia nada mais é que escrever com luz. Mas na fotografia encontramos dois tipos de luz: a natural e a artificial. Há quem diga que a luz artificial é a mais difícil de dominar, mas os equipamentos mais modernos do mercado já permitem o total controle sobre as situações de iluminação. Com a luz natural, a história é muito diferente.

Para muitos fotógrafos a luz natural é o grande charme da fotografia. Saber aproveitar cada momento da luz natural pode resultar em belos efeitos e fotografias espetaculares. Não existe segredo na fotografia com luz natural, mas existem pequenos pontos devem ser levados em consideração na hora de fotografar. E é sobre isso que falaremos hoje.

Os melhores horários


Ao trabalharmos com a iluminação solar, temos que ter em mente a intensidade de sua luz de acordo com os horários do dia. Quando o sol se eleva no céu, os níveis de luz aumentam. Os melhores horários para bons resuktados são o início da manhã e o fim da tarde.

Se utilizada de forma correta, a intensidade da luz solar pode se tornar o toque especial na fotografia. Mas existe uma desvantagem em trabalhar em ambientes com luz solar: a desigualdade das áreas luminosas com áreas de sombras.

Horários:
  • Luz do começo da manhã: suave e delicada;
  • Luz do meio-dia: contraste acentuado, mais nítido. Sombras curtas e tons densos. Saturação das cores;
  • Luz do entardecer: produz um brilho dourado. Recomenda-se velocidades baixas, e uso de tripé;
fotografeumaideia_3.jpg

Céu nublado ou céu sem nuvens?


Alguns fotógrafos preferem um céu limpo, sem nuvens e um sol bem intenso. E outros preferem o clima nublado com suas nuvens servindo como difusores de luz natural. Independente do estado que esteja o céu, pode-se conseguir bons resultados. O que irá variar vai ser o resultado da luz nas fotos. Em dias de céu sem nuvens teremos fotografias com uma luz natural mais dura, já em dias de nublados teremos fotografias com uma luz mais suave. Até na chuva é possível clicar boas imagens.


fotografeumaideia_1.jpg

Luz dura e Luz difusa


O conceito da luz dura é bem simples: é aquela luz que incide diretamente sobre a pessoa ou objeto fotografado causando uma sombra bem marcada e nítida. E é em dias de céu limpo sob um sol forte que conseguimos trabalhar com esse tipo de luz. 

Quanto à luz difusa, ou como alguns fotógrafos chamam “luz suave”, é aquela luz que cria uma sombra tão suave que se completa se camuflando na foto. Esse efeito se consegue em dias nublados. 

Podemos definir se uma luz vai ser dura ou difusa pelo tamanho aparente da fonte de luz. Quanto maior o tamanho da fonte de luz, mais difusa/suave será o efeito da luz, e quanto menor, mas dura será a luz. 

fotografeumaideia_2.jpg

Criatividade


Assim como em qualquer área da fotografia, como em qualquer situação com luz natural ou não, a criatividade é um ponto importante na hora de fotografar. Sem criatividade, não é possível tornar uma fotografia original, exclusiva. 

Essa brincadeira de fotografar com luz natural pode render ao fotógrafo uma disciplina maior quanto à luz. Saber improvisar, aproveitar cada minuto do sol, usar e abusar de um elemento natural é um aprendizado e tanto.

+Fotografias:


fotografeumaideia.jpg
fotografeumaideia_4.jpg
fotografeumaideia_5.jpg
fotografeumaideia_6.jpg
fotografeumaideia_7.jpg
fotografeumaideia_8.jpg



You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images