1# - Fotografia/ 16 Dicas de Fotografia

Tornar-se um fotógrafo é um processo que precisa ser levado à sério . 1- Estabeleça um objetivo O primeiro passo para se torna...



16 dicas para se tornar um ótimo  fotógrafoTornar-se um fotógrafo é um processo que precisa ser levado à sério .

1- Estabeleça um objetivo


O primeiro passo para se tornar um bom fotógrafo é saber aonde você pretende chegar e como você pode conseguir isso. Você pode querer se tornar um profissional e ganhar dinheiro com isso ou pode querer apenas tirar fotos melhores para a sua satisfação pessoal.
Seja qual for a sua aspiração, o caminho é bem parecido. Não é por que você talvez não tenha a ambição de se tornar um profissional que aprender a fotografar vai ser mais fácil, a única diferença é quanto dinheiro você vai gastar e ganhar com isso. Portanto, para alcançar o seu objetivo final é preciso saber exatamente aonde você quer chegar e traçar planos para isso.

2- Conheça totalmente a sua câmera


16 dicas para se tornar um ótimo  fotógrafo
Conheça todas as partes da sua câmera 

Não importa se você usa uma compacta ou uma SLR profissional. Para se tornar um bom fotógrafo é preciso que você saiba tudo sobre o equipamento que você está usando para que, na hora de fotografar, você não perca tempo tentando descobrir o que cada parte da câmera faz. Isso inclui os botões, as funções internas e tudo o que a sua máquina fotográfica pode oferecer.

3- Aprenda técnicas fotográficas


Se você não tiver o domínio das técnicas fotográficas mais comuns é impossível evoluir e conseguir o seu próprio estilo. Mesmo com um equipamento simples é importante saber o que você pode fazer com ele. Leia este artigo que fala um pouco mais sobre o assunto.

4- Aprenda a editar as suas fotografias


A maior parte dos grandes fotógrafos usa editores de imagem como o Photoshop para deixar as suas fotos com uma aparência melhor. Você pode corrigir as cores, iluminação, textura e muito mais, deixando no final a fotografia com um ar bem mais profissional.
Nós fizemos este artigo com dicas de edição para o Photoshop e este, com algumas funções que podem ser emuladas no GIMP ou no Picnik. Se você for usar o editor online, no entanto, faça isso já, pois a Google estará fechando o Picnik no mês de Abril.

5- Desenvolva o seu olhar


16 dicas para se tornar um ótimo  fotógrafoDesenvolver o olhar é saber para onde olhar e como recortar a cena . 

Esse é uma das dicas mais importantes, no entanto ela é bastante subjetiva e pode ser difícil compreendê-la profundamente. Desenvolver um olhar fotográfico é saber ver as coisas ao seu redor e perceber o que pode vir a se tornar uma boa imagem. É, também, saber enxergar além do que se está acostumado, saber ver beleza nos lugares mais comuns.
Além disso, desenvolver o olhar é também treinar técnicas de enquadramento como a Regra dos Terços e o Retângulo de Ouro. Veja este artigo sobre como fotografar arquitetura para entender um pouco mais sobre o olhar do fotógrafo.

6- Estude a história da fotografia e conheça os principais fotógrafos


Esse passo é essencial. Não é por que você hoje utiliza um equipamento digital que não é preciso estudar a história para saber como a fotografia evoluiu até ser a arte que é hoje. Isso é muito importante e saber conceitos históricos pode ajudar a entender melhor o que, de fato, é a fotografia. Essa é uma das maiores diferenças entre fotógrafos técnicos e aqueles que entendem o que estão fazendo.

16 dicas para se tornar um ótimo  fotógrafoLinda McCartney, fotógrafa .
Importante também conhecer o trabalho dos importantes fotógrafos do passado e do presente. Nomes como Cartier-BressonSebastião SalgadoLinda McCartneyIrina Werning e muitos outros são quase obrigatórios para quem quer aprender a fotografar. Conheça as fotografias e projetos fotográficos desses e de muitos outros profissionais para saber qual estilo combina mais com o seu.

7- Entre - ou funde - um grupo de fotografia


Se você mora em uma grande cidade é muito possível que exista um desses grupos de fotógrafos que compartilham experiências. Se você não souber de nenhum, pode criar o seu, tudo o que você precisa é de algumas pessoas dispostas, alguém mais experiente e tempo livre. Trocar conhecimento e ver o trabalho de outras pessoas pode ajudar bastante!

8- Tenha um parceiro de fotografia


Treinar sozinho é possível, porém se você tiver um parceiro nessa empreitada tudo se torna mais fácil. Escolha um amigo para sair fotografar com você, é mais seguro e agradável, além de que o incentivo de outra pessoa pode fazer com que você não desista do seu objetivo tão facilmente.

16 dicas para se tornar um ótimo  fotógrafoFotografar em dupla é bem mais divertido!

9- Encontre alguém mais experiente para ajudar


Por melhor que seja o aprendizado sozinho, a ajuda de um mentor que entenda mais do assunto é essencial também. Não é preciso ter aulas regulares, mas é importante ter alguém bem mais experiente para quem recorrer em caso de dúvidas. Além disso, é essencial ter alguém para analisar as suas fotos e passar uma opinião sincera sobre o seu trabalho.

10- Frequente o máximo de eventos sobre o assunto


Essa dica vale principalmente para quem quer se tornar um profissional. Saber o que a indústria fotográfica está preparando é vital para saber como se programar para acompanhar esse desenvolvimento tecnológico. Visite o maior número de eventos ligados à fotografia que você puder, como feiras, convenções, conferências e palestras.

11- Visite museus e galerias


Isso é muito importante: se você quer um dia estar entre as exposições de uma galeria é preciso conhecer esses espaços para saber qual é o tipo de trabalho que mais aparece por lá. Ver as tendências e técnicas usadas é muito válido. Não para que você copie o trabalho daqueles fotógrafos, mas para que você tenha novas ideias para as suas fotos. Se a sua cidade não possui esses espaços, use a internet e fique por dentro!
16 dicas para se tornar um ótimo  fotógrafoVisite museus e galerias em busca de referências fotográficas .

12- Tenha um site


Não basta ver os outros, é preciso ser visto também. Mesmo que você queira se tornar um fotógrafo amador “especialista”, ainda assim é preciso ser visto pelos outros. O mais recomendado é que você crie o seu próprio site pessoal, mas, se isso não é possível, mostre o seu portfólio em locais como o Flickr ou outros sites parecidos.

13- Saiba usar a internet a seu favor


Esqueça a pesquisa de imagens do Google: para conhecer aas tendências fotográficas e ver fotografias que realmente valem a pena é preciso saber usar a internet mais a fundo. Conheça os principais sites, como o Flickr e o Olhares, que trazem o trabalho de fotógrafos amadores, semiprofissionais e profissionais. Além disso, use a internet como fonte para pesquisar os sites pessoais dos seus fotógrafos favoritos.

14- Participe de concursos


Ainda no objetivo de ser visto, participar de concursos é uma forma de colocar o seu trabalho para ser testado. Existem eventos como esses para todos os níveis, desde os mais amadores até aos mais profissionais, portanto veja em qual deles você se encaixa e inscreva-se!

15- Reserve tempo para fotografar


Se você quer progredir como um fotógrafo está na hora de priorizar isso. Separe um tempo semanal (ou, se você puder, diário) para mexer com a sua câmera e fotografar. Você pode sair de casa ou não, mas é importante treinar as técnicas aprendidas recentemente para não perder a prática. Assim como um escritor precisa escrever e um pintor precisa pintar, um fotógrafo de verdade precisa exercitar a sua arte sempre!

16 dicas para se tornar um ótimo  fotógrafoPrograme saídas fotográficas com frequência para aprimorar a sua técnica .

16- Tenha prazer naquilo que você faz


O último passo é, quem sabe, um dos mais importantes. Se você fotografa por paixão e tem prazer no que você faz, o resultado tende a ser muito melhor do que se você fizer isso de uma maneira forçada. A fotografia precisa revelar um pouco da alma do fotógrafo e só é possível que isso aconteça se você se doar completamente enquanto estiver com a câmera.

Beiiiijos =)

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images