5 dicas para uma boa composição

A composição de uma foto é elemento fundamental para uma estética bonita e responsável pela mensagem e sentido que imagem irá passar....


topo.jpg

A composição de uma foto é elemento fundamental para uma estética bonita e responsável pela mensagem e sentido que imagem irá passar. Uma boa fotografia é responsável por carregar uma história, e é por isso que o fotógrafo deve se preocupar com a composição, com a construção dos elementos nesta fotografia. Afinal, tudo que estará na composição da foto devem estar combinando de uma forma que qualquer pessoa consiga identificar a história/mensagem da imagem.

Para ajudar quem tem alguns problemas ao compor uma foto de forma criativa e objetiva, separei cinco ótimas dicas para acabar com esse problema. Dicas básicas, mas de grande eficiência! 

1 - Quebre a regra do terço


regra_tero.jpg

Muitas vezes o fotógrafo se pode prender em regras e mais regras. A regra mais comum de ser quebrada na fotografia é a regra do terço. Permita-se posicionar os elementos com o seu gosto, independete de regras. O grande segredo da fotografia é conhecer regras, mas não se prender a elas. 

2 - Harmonia na composição


harmonia.jpg

Quando se esta fotografando, uma das perguntas que se deve fazer é se o assunto e o restante da imagem se harmonizam. "Existe um equilíbrio entre assunto e fundo?". Uma boa fotografia traz esses dois elementos equilibrados e passa uma sensação de harmonia, limpeza e suavidade. Deve existir uma composição harmônica entre as cores da composição da imagem.

3 - Menos é mais


menos_mais.jpg

Composições simples, limpas e com o menor número de elementos possíveis. Quando estiver criando a composição na imagem, tente já eliminar os elementos desnecessários movimentando a câmera e explorando novos ângulos. Uma dica pra “eleminar” esses elementos é usar grandes aberturas. Assim, o assunto principal ganha mais destaque e o o assunto secundário fica desfocado, o que estabelece prioridade na observação da imagem.


 

4 - Compor com linhas


linhas.jpg

As linhas são poderosos elementos para uma composição criativa, já que os olhos do espectador naturalmente acompanham a direção deste elemento numa imagem. 

Ao usá-las, você estará criando uma sensação de profundidade. Linhas diagonais dão uma sensação de dinamismo.Linhas horizontes transmitem uma sensação de estabilidade. (Quando usar as linhas verticais, pense na regra do terço.)

5 - Tente mais uma vez


tente_mais.jpg

Nem sempre a primeira composição que vem em sua mente ao ver uma cena é a melhor. Por isso, ao encontrar um bom tema para fotografar, uma boa ideia, imagine sempre uma segunda opção de composição. 

Tente ângulos e distâncias focais diferentes. Trabalhe o assunto e clique até mais vezes a mesma cena. 

You Might Also Like

2 comentários

Flickr Images